Fazendo as contas com os números disponíveis na internet e levando em conta os valores máximos de impostos e margem de lucro teremos os seguintes números.
No Brasil, os impostos são os maiores custos no preço final de um carro, o total varia de 48,2% a 54,8%. Sempre pegando o valor máximo, um carro de R$50 mil só em impostos, R$27.400 vão direto para os cofres do governo. Esses impostos são o IPI (13%), ICMS(12%), PIS COFINS (11,6%) e encargos menores somados (18,2%). Agora dá pra entender porque qualquer carro aqui custa tão caro. Sobram então R$22.600.
A margem de lucro das montadoras brasileiras é em média de 10%. Pode parecer pouco, mas o Brasil é um dos melhores mercados no mundo em lucratividade nesse setor. Nos Estados Unidos, por exemplo, a margem de lucro é de 7,5% e no Japão, 5%.
Se ao sair da fábrica o carro custa R$22.600 sendo que a margem de lucro é de 10%, a montadora fica com R$2.260. Então, no Brasil o preço de custo de um carro de R$50.000 é de R$20.340. Nesse valor estão incluidos a mão de obra, matéria-prima, logística e publicidade.